Categorias



Schützentag reúne 600 pessoas no Rio da Luz

01/10/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Cultura - Tags: schutzenfest cco schutzentag rio da luz

Aproximadamente 600 pessoas participaram do Schützentag in Rio da Luz, promovido pela CCO da 30ª Schützenfest, no último sábado (29). O “Dia da Schützenfest” teve a concentração e saída do desfile no Salão Barg. Em seguida, os representantes das sociedades de atiradores, bandas, majestades, integrantes da CCO, prefeito, vice e demais autoridades convidadas desfilaram até a Rua Eurico Duwe, no atual Pesque e Pague Alcir – antiga Casa Rahn. 

Neste local – onde há 30 anos aconteceu o “dia da fantasia” –,  aconteceu toda a ritualística de uma busca de rei, e lá estava um dos idealizadores da Schützenfest, Ademar Frederico Duwe. Sob as ordens do comandante do desfile, Marcos Edilson Minel, o grupo retornou ao Salão Barg, conduzindo as autoridades e o idealizador da festa, rememorando o início da Schützenfest, em 1988, com um movimento para chamar a atenção do Poder Público sobre a necessidade de apoio às sociedades de atiradores e apoio à Schützenfest, que hoje é uma das maiores festas de atiradores fora da Alemanha. “Foi a forma encontrada na época de demonstrar que a Schützenfest poderia ser uma festa de confraternização de muito sucesso”, lembrou Duwe.

Já no interior do Salão Barg, aconteceram os pronunciamentos das autoridades e a coroação de Ademar Frederico Duwe, como o primeiro Rei Benemérito da Schützenfest. O prefeito licenciado Antídio Aleixo Lunelli agradeceu a iniciativa do grupo que em 1988 organizou o movimento. 

As 15 sociedades de atiradores de Jaraguá do Sul, Schroeder e Corupá, participaram do evento, junto com as bandas Cia Musical Euterpe (Banda da SCAR) e Musical Melodia. Ainda no Salão Barg, foi feita uma homenagem aos ex-presidentes das Comissões Centrais Organizadoras – CCO: Balduino Raulino, Leonel Pradi Floriani, Ademar Frederico Duwe, Edelberto Schwanz, Dieter Janssen, Wilson Bruch, Ivan Pilon Torres, Gielead Siewerdt, Ronaldo Trajano Raulino, Marcelo Prochnow, Alcides João Pavanello, Sidnei Marcelo Lopes. 




 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000