Categorias



Saúde alerta para a prevenção ao câncer de pele

30/11/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Saúde - Tags: saude cancer de pele dezembro laranja prevencao

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia estão reforçando a campanha de divulgação do Dezembro Laranja, que visa orientar as pessoas quanto aos cuidados com o sol e, assim, prevenir o câncer de pele. O alerta é feito em conjunto com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, há vários anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a participar. Uma das formas é fazendo os exames preventivos.

Em algumas cidades brasileiras, as ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Em Jaraguá do Sul, um vídeo com o médico dermatologista da Secretaria de Saúde, Júlio Cesar Jahnke, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, traz informações sobre a doença e a prevenção. O médico diz que um dos principais fatores de prevenção é ter cuidado com o sol durante a temporada de verão 2018, evitando a exposição entre às 11 e 17 horas. O vídeo está disponível nas redes sociais da Prefeitura.

Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. 




 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000