Categorias



Novas ciclofaixas e faixas elevadas são implantadas no município

01/10/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Urbanismo - Tags: urbanismo transito ciclofaixa vila lenzi

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito, está divulgando algumas ações desenvolvidas pelo Executivo no município.  Entre 2017 e 2018 foram implantadas nove faixas elevadas na cidade, que substituíram 20 lombadas eletrônicas de 40km/h. Além disso, mais nove faixas elevadas foram implantadas em locais onde não havia sinalização eletrônica, totalizando 18 faixas elevadas. Neste mesmo período, foram implantadas mais duas lombadas físicas (sem a passagem de pedestres).
 
Outro dado importante é que desde o início de 2017 até agosto de 2018, não foram implantados novos semáforos, porém três que estavam inativos foram ativados. Com relação a mudanças no sentido de ruas várias foram realizadas como nas ruas Expedicionário Cabo Harry Hadlich, Walter Jansen e Luiz Sarti que mudaram para sentido único. 

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Irio Riegel, somente este ano entre borda de pista e eixo central de ruas foram executadas mais de 35.500 mil metros lineares de pintura a frio e 2.840 metros lineares de pintura a quente. Também foram implantados 11 novos pontos de ônibus e realizada a manutenção dos existentes.  

Foram implantadas no município novas ciclofaixas totalizando 7.021 metros lineares, além do conserto e revitalização das ciclofaixas existentes. Alguns exemplos são: a ciclofaixa na região do Rodeio (Três Rios do Sul), na rua Prefeito José Bauer (Rau) e a atual implantada na Vila Lenzi. 

Através da ouvidoria e do Programa de Integração com a Comunidade – PIC já foram resolvidas em 2018, 260 solicitações de munícipes com relação a assuntos de trânsito. Outras ações desenvolvidas periodicamente são: alterações de sinalização, manutenção de faixas de pedestre, consertos e limpeza de placas de sinalização, colocação de espelhos, limpeza de pontos de ônibus, pinturas de meio fios e de vagas para idosos e deficientes. 

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, outra ação desenvolvida foi a implantação do pátio de veículos em Nereu Ramos, onde 1.948 veículos já foram apreendidos, destes 1.657 liberados e 291 estão retidos. “Outras ações estão sendo planejadas e serão executadas, visando a melhoria no trânsito e também o embelezamento da cidade, como o projeto de Lei n° 221/2018, do Executivo, que foi aprovado recentemente pelos vereadores. O projeto autoriza a prefeitura a outorgar permissão ou concessão de uso, remunerada de placas de nomenclatura de vias e logradouros, de placas do tipo pórticos e semi-pórticos e de placas metálicas de defensas para exploração econômica de publicidade pela iniciativa privada, mediante prévio procedimento licitatório, onde serão substituídas 100% das placas de logradouros, padronizando as existentes, seguindo o mesmo modelo utilizado na capital São Paulo”, destaca Bertoldi.

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000