Categorias



Escolas municipais terão mais inovação tecnológica no currículo

08/08/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: inovacao tecnologica via conhecimento ufsc google education educacao

Secretaria de Educação busca parcerias para implementar soluções de tecnologia no dia a dia dos alunos

O secretário de Educação, Rogério Jung, o diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Manoel da Silveira, e a professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, Clarissa Stefani Teixeira, estiveram reunidos nessa segunda-feira (6) na Secretaria de Educação para firmar parceria e estudar a possibilidade de realização de atividades voltadas à inovação tecnológica entre os estudantes da rede municipal de ensino. Também estiveram presentes na reunião os servidores de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação Rafael Weber Martins e Pedro dos Santos. 

Entre as atividades citadas pela professora Clarissa, está o "Hackathon". Originalmente traduzido como maratona de programação, o "Hackathon" é um desafio que propõe a criação de uma solução de inovação para um problema real da cidade ou, no caso da educação de Jaraguá do Sul, da sociedade em que os alunos estão inseridos. Essa é a proposta trazida pela Via Estação Conhecimento - um grupo de pesquisa de habitats de inovação e empreendedorismo da UFSC que tem como líder a professora Clarissa. A Via é responsável por ensinar a metodologia do "Hackathon" e a aplicação do desafio, em parceria com o município, o que normalmente acontece em três dias. As melhores soluções são premiadas, com recursos do município.

Saiba mais sobre o Hackathon desenvolvido pela Via Estação Conhecimento (UFSC)

Hackathon é um evento que se caracteriza por um esforço concentrado na atividade de planejamento e desenvolvimento de soluções digitais orientadas para um fim específico que resolva problemas reais enfrentados pelas diferentes comunidades. Busca aproximar as ações conjuntas entre governo, academia, empresas e sociedade civil como forma de fomentar o planejamento e o desenvolvimento de soluções digitais de cunho inovador e de valor social, integrando o governo e conectando as pessoas. A Via mantém metodologia própria de desenvolvimento de Hackathon e realiza edições anualmente com parceiros estratégicos. Mais informações www.via.ufsc.br.


Parceria da rede municipal com a Google for Education

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul vai firmar uma parceria com a Google para Educação (Google for Education), uma plataforma de ferramentas educacionais gratuitas tanto para escolas como universidades. Tem como objetivo aperfeiçoar o ensino e envolver mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes. A primeira reunião está marcada para terça-feira, dia 14, no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, com o parceiro de Negócios da Positivo Tecnologia e Google para Educação, Daniel Padilha Garrido. Nesse mesmo dia haverá uma capacitação para os assessores pedagógicos da secretaria com relação às ferramentas da Google para Educação. A intenção é implantar as ferramentas em todas as escolas da rede municipal, facilitando e tornando mais atrativo o ensino aos alunos.

Uma das vantagens da Google para Educação é a disponibilidade. Todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo, uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000