Arquivos


Educação Especial divulga serviços oferecidos

05/12/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: educacao especial servicos dia pessoa deficiencia

Na semana em que se comemora o Dia internacional da pessoa com deficiência, a Secretaria de Educação divulga os serviços prestados pelo setor de Educação Especial. São dez profissionais que coordenam uma equipe de aproximadamente 120 profissionais. Esses profissionais trabalham em função de 270 alunos da rede municipal, todos com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla. Dos 270 alunos, 230 participam de atividades de educação especial.

Entre os trabalhos realizados pela educação especial está a assessoria multidisciplinar, realizada por profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, pedagogia e tradução e interpretação de Libras. O trabalho tem como objetivo colaborar com a inclusão escolar por meio do aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, com a autonomia e independência dos alunos com deficiência. O setor também organiza e planeja as capacitações dos profissionais envolvidos com a educação especial.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona em 18 polos educacionais. É por meio do AEE que o aluno com deficiência participa de atividades, no contraturno escolar, para complementar os conteúdos aprendidos, com recursos e estratégias específicas que favorecem o processo de escolarização.

Também fazem parte da demanda da educação especial os seis intérpretes de Libras (disponibilizados em classe regular aos alunos surdos), os cerca de cem profissionais de apoio escolar (que realizam o papel de cuidador na escola, auxiliando na alimentação, higiene pessoal e locomoção do aluno) e o professor de Libras (que ensina Libras às crianças em fase de alfabetização). Neste ano, a novidade ficou por conta da contratação de uma intérprete de Libras que atua diretamente na Secretaria de Educação e auxilia munícipes surdos. Mediante agendamento prévio, a intérprete pode acompanhar pessoas surdas em consultas médicas, entrevista de emprego, Fórum, etc.

As Salas de Atendimento Pedagógico (SAP) também estão sob responsabilidade da Educação Especial. São 12 polos que atendem crianças não deficientes e com dificuldade de aprendizagem na alfabetização e linguagem matemática.

O telefone do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação é (47) 2106-8162.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000