Arquivos


Defesa Civil recebe denúncias de três depósitos de entulhos

30/11/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil limpeza entulhos terrenos baldios

Durante pouco mais de uma hora, os servidores da Diretoria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul verificaram três áreas onde estão ocorrendo depósitos de entulhos. Conforme o diretor Hideraldo Colle, os casos chegaram ao conhecimento da Defesa Civil através de denúncias de munícipes pelo telefone 199, na tarde de quarta-feira (29).

O primeiro caso foi constatado na Rua Otto Schwartz, bairro Três Rios do Norte, onde foi vista uma grande quantidade de podas de árvores, restos de construção, móveis danificados, plásticos e lixo eletrônico como pedaços de computadores e aparelhos de tevê. “Bem perto deste local, existe um ribeirão, onde, também, encontramos latas e outros objetos em uma das margens”, informou Colle.





Em seguida, os técnicos se deslocaram até a Estrada Clara Martins – uma lateral da Rua Waldemar Gumz, próximo ao reservatório de água do Samae, na Serrinha. Lá, o dano ambiental foi ainda maior. Numa grota de aproximadamente oito metros, foram encontrados diversos pneus que, segundo o diretor de Defesa Civil, aparentam fazer parte de um parque infantil, já que estavam pintados de diversas cores e havia hastes de eucalipto também pintadas. Além disso, entulhos de obras, móveis e eletrônicos fazem parte da montanha de lixo. “É lamentável ver uma cena dessas, num local tão bonito”, desabafou o diretor, acreditando que dará bastante trabalho fazer a limpeza desta área devido à dificuldade de acesso. 






O terceiro ponto de despejo de entulhos foi verificado na Rua Maria das Graças de Souza Silva – uma ligação da Rua Antero Correa com a Lino Piazera, no bairro Santo Antônio. Por mais de 300 metros da lateral da via e com poucos metros de distância entre um e outro, foram encontrados cerca de dez pontos de depósito de lixo. Sofás, guarda-roupas, camas, plásticos, restos de construção e de podas de árvores, metais, e muitos pedaços de equipamentos eletrônicos foram encontrados. “Pedimos aos munícipes que continuem denunciando. Se conseguirem identificar placa de veículo ou mesmo fotografar a ação, vai nos ajudar muito para encontrar e punir os responsáveis”, solicita. “Para estes casos, a multa varia entre R$ 5 mil a R$ 100 mil ou mais, dependendo do tipo de ação cometida”, finaliza.


Agora, a Defesa Civil está contatando a Secretaria de Obras e Serviços Públicos para agendar o recolhimento dos materiais, o que deverá resultar em quatro a cinco caminhões de materiais, conforme avaliação inicial do diretor. O recolhimento não tem data para acontecer.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000