Categorias



Da Espanha de volta ao banco da escola

11/03/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: espanha projeto feira bala antitabagismo

Viagem à Europa já acabou, mas projeto da bala antitabagismo continua

O que mais chamou a atenção das alunas do 8º ano Leticia Luisa Braun e Scheila Aparecida Straub de Souza, da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, foram os prédios antigos de Barcelona, na Espanha. Elas esperavam uma cidade agitada e moderna e, ao se depararem com construções antigas, se supreenderam. As meninas e mais dois professores do bairro Jaraguá 84, Jean Mary Facchini (orientador das alunas) e Leoní Cimardi (professora acompanhante), estiveram no maior país da Península Ibérica de 26 de fevereiro a 5 de março para participar de uma feira internacional de Ciências, a Exporecerca Jove. Na foto ao lado, professor mostra foto tirada na areia do Mar Mediterrâneo (os três escreveram as iniciais da Escola Luiz Gonzaga Ayroso na areia). 

Tudo começou no projeto de iniciação científica oferecido no contraturno escolar na Luiz Gonzaga Ayroso pelo professor Jean Facchini. As colegas do 8º ano se inscreveram, iniciaram um projeto envolvendo o tema couve e o aperfeiçoaram até chegar na bala antitabagismo, que chamou a atenção de avaliadores brasileiros e agora também da Europa. Leticia e Scheila não receberam colocação de destaque na feira da Espanha, mas puderam observar olhos admirados da banca avaliadora. “Acabamos escutando dos avaliadores um comentário que nos deixou felizes e tristes ao mesmo tempo: ‘Surpreendente que esse trabalho seja do Brasil’”, comentou o professor Jean. Ele explicou que ao mesmo tempo que esse comentário foi recebido como um elogio, também foi visto como um descrédito de que o Brasil é capaz de produzir ciência.

O projeto da bala antitabagismo está em fase de avaliação e pesquisa em parceria com faculdades. Caso comprovados seus efeitos, tem chance de ser patenteado e as balas, vendidas. “Já tivemos até pedidos de encomenda, mas ainda não podemos vender nem comprovar nada sem as pesquisas”, adiantou o professor Jean, que neste ano já tem viagem marcada para fora do Brasil com outros alunos e outro projeto de iniciação científica do Jaraguá 84.

















 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000