Categorias



Administração Municipal une esforços em prol da saúde das crianças

25/10/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: administracao municipal vacina criancas escolas

Em função do período de matrícula e rematrícula nas escolas municipais de Jaraguá do Sul, a Administração Municipal este ano está solicitando um comprovante de que as vacinas das crianças estão em dia.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde fez com que várias famílias levassem seus filhos às unidades de saúde. Nas últimas duas semanas mais de 20 mil doses de vacinas foram aplicadas nos postos de saúde, garantindo mais proteção a esse público e, por consequência, a toda a população jaraguaense.

O aumento na demanda gerou filas em algumas unidades de saúde, o que dificultou o atendimento de alguns pacientes. O secretário de Saúde, Dalton Fernando Fischer, explica que, apesar dos transtornos causados, a ação é importante. “Algumas crianças estavam há muito tempo com as vacinas em atraso, fazendo com que estivessem expostas a doenças preveníveis. Teve inclusive caso de uma criança que apenas tinha sido vacinada quando nasceu, e não tinha mais tomado as vacinas a que tinha direito”, cita Fischer.

O secretário ainda ressalta que é extremamente importante para a saúde das crianças que as famílias mantenham as vacinas em dia, evitando o ressurgimento de doenças que até então estavam praticamente erradicadas. “Até início da semana que vem essa situação estará regularizada e os atendimentos nas unidades de saúde voltarão ao normal”, afirma Fischer.

A Secretaria de Educação enfatiza que o benefício dessa ação é muito maior do que os transtornos causados temporariamente. O diretor de ensino Antonio de Souza Júnior explica que a exigência do comprovante de vacinação junto ao posto de saúde faz aumentar o índice de vacinação das crianças, obrigatoriamente. “Ano passado fizemos um teste com a Escola Max Schubert, exigindo comprovante de vacina contra o HPV na escola. Isso fez aumentar em 350% o número de doses aplicadas na unidade de saúde da Tifa Schubert, posto referência para a comunidade. Fica comprovado que muitas famílias não tinham o calendário vacinal das crianças em dia. E isso é um problema de saúde pública”, adverte Souza Júnior.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000