Categorias



Ação de prevenção ao suicídio acontece no Shopping

19/09/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: setembro amarelo

O Serviço de Saúde Mental de Jaraguá do Sul promove de sexta a domingo da semana que vem (28 a 30) uma ação de prevenção ao suicídio no Jaraguá do Sul Park Shopping. A ação acontece no mês dedicado ao assunto, Setembro Amarelo, e acontecerá das 10 às 22 horas na sexta; das 10 às 21 horas no sábado; e das 12 às 18 horas no domingo. Profissionais da Saúde Mental estarão no 1º piso, na Praça de Alimentação, para conversar sobre o assunto e entregar material informativo. “Não falar sobre suicídio era uma estratégia da sociedade. Mas vemos que isso não resolve. Em Jaraguá do Sul, em 2017, tivemos 50% a mais de tentativas de suicídio do que em 2016. Precisamos tomar consciência disso. O Setembro Amarelo é um movimento que incentiva as pessoas a conversarem umas com as outras: ‘você já teve ideia de se matar?’ ‘como posso te ajudar?’”, explica a psicóloga da saúde mental Maria Natalia Machado. Evitar as respostas prontas, como “mas você tem uma vida tão boa”, e o não julgamento são as primeiras estratégias que devem ser escolhidas. Em caso de identificação de ideação suicida, a orientação é acompanhar a pessoa até o Caps II (adultos) ou Capsi (crianças e adolescentes até 18 anos), onde há profissionais preparados para lidar com esse problema.

Durante o mês de setembro, a equipe da Saúde Mental está visitando escolas municipais e aplicando dinâmicas com os adolescentes, falando sobre o suicídio. Nas unidades de saúde, os grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e outros, estão incluindo o assunto “prevenção ao suicídio” em suas rodas de conversa. Ações na mídia e intervenções teatrais também estão programadas. A equipe de saúde ocupacional da Prefeitura de Jaraguá e a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) também vão abordar o assunto.









Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000